Concurso Prefeitura Mauá

Concurso Público da Prefeitura Municipal de MauáA Prefeitura de Mauá, município de São Paulo, realiza periodicamente concursos públicos da Prefeitura de Mauá com oportunidades para diversos cargos.


O primeiro passo para a abertura é divulgado no Diário Oficial da Prefeitura de Mauá, que é a constituição da comissão do certame. No documento constará as chances de cada setor e a escolaridade exigida de cada pessoa para o concurso da prefeitura de Mauá.

Nomeações do concurso da Prefeitura Municipal de Mauá

As nomeações (ingresso de pessoal no serviço público municipal) ocorrem por ato do Departamento de Recursos Humanos, de acordo com a necessidade da Administração, respeitada a legislação vigente, obedecendo rigorosamente a ordem de classificação definitiva do concurso.

Os candidatos são informados pelo correio, no endereço informado na ficha de inscrição do concurso público. Contudo, as nomeações devem ser acompanhadas pelo Diário Oficial da Cidade de Mauá, que também pode ser consultado pela internet.

Dicas e Dúvidas

Para acompanhar o andamento e obter maiores informações sobre vagas, consulte o site da Prefeitura de Mauá com cronogramas e outras especificidades dos concursos públicos e processos seletivos que ocorrem.

Qual é a diferença entre Concurso Público e Processo Seletivo?
O Concurso Público tem por objetivo o preenchimento de cargos públicos de provimento efetivo. Decorrido o prazo de três anos do estágio probatório, o servidor adquire estabilidade. O Processo Seletivo tem por finalidade atender necessidades temporárias e excepcionais da Administração direta ou indireta, ensejando sempre uma contratação temporária.

Como ter sucesso em concursos públicos e processos seletivos?
Defina muito bem o seu objetivo e procure utilizar métodos eficientes de estudo. Seja disciplinado e organizado nos estudos. Come a estudar antes mesmo da publicação do edital. Leia atentamente e diversas vezes, se necessário, o edital. Podemos afirmar que quem lê o edital atentamente aumenta significativamente a probabilidade de ser aprovado num concurso ou num processo seletivo.

Como se preparar para um concurso?
Estude as matérias básicas como língua portuguesa e matemática, antes da publicação do edital. Após a publicação do edital, concentre-se nas matérias específicas para o cargo. Organize os seus horários de estudo e deixe todo o material (livros, apostilas, etc) previamente preparado.

Quantas horas diárias de estudo são necessárias?
Aqui a palavra de ordem é “qualidade”. O candidato não deve se preocupar com a quantidade de horas diárias de estudo, mas sim com a qualidade do estudo empreendido naquele momento. É preferível dedicar uma hora de estudo com máxima concentração, do que três ou quatro horas utilizadas de maneira incorreta. Desconfie daqueles que dizem que só conseguem estudar ouvindo música, ou com a TV ligada. Está mais do que provado que a concentração fica muito prejudicada nessas situações. Quando menos se espera, o candidato está batucando no ritmo da música e todo o seu esforço não será recompensado.

Como funciona o tempo de espera para ser chamado para assumir o cargo, sendo que já passou no concurso?
Os órgãos públicos são obrigados a chamar todos os candidatos aprovados, dentro do número de vagas ofertadas, mas respeitando-se o prazo de validade do concurso, que geralmente é de dois anos, prorrogável por igual período.

10 dicas básicas para as pessoas continuarem com motivação para estudar e ir bem nas provas
Passar em um concurso público, não é tarefa tão simples, exige bastante esforço para superar a concorrência cada vez maior. Para não desistir no meio do caminho e conquistar o cargo desejado, o candidato deve seguir algumas dicas básicas:

Objetivo – Definir qual cargo ou em qual área deseja ingressar
Planejamento – Planejar como irá estudar e definir horários
Métodos – Utilizar métodos de estudo eficientes
Disciplina – Manter disciplina e regularidade
Revisão – Fazer resumos e utilizá-los para revisar a matéria
Treino – Fazer muitas provas, questões e simulados de concursos
Lazer – Reservar um tempo para o lazer e descanso da mente
Motivação – Pensar nos benefícios da conquista
Prova – Se preparar adequadamente para o dia da prova
Perseverança – Aprender com os erros e continuar tentando até conseguir